terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os Sentidos

Os cinco sentidos são importantes para que tenhamos condições de compreender o ambiente e circunstâncias nas quais estamos inseridos. Graças a eles podemos perceber que um alimento pode estar estragado, ao constatarmos que seu cheiro não está bom (olfato) e seu gosto está diferente do original (paladar), assim como sua aparência (visão); ou, ao tocarmos uma panela (tato) e sentirmos que ela está quente, podemos evitar o contato com ela, prevenindo acidentes. Também em razão deles, uma mãe pode ouvir o choro de seu recém-nascido (audição), e verificar se está tudo bem com a criança.

Os cinco sentidos auxiliam para que possamos evitar acidentes, ter noção das situações em que nos encontramos e também promover o nosso bem-estar. No caso de pessoas que possuem algum tipo de deficiência quanto a um ou mais sentidos, as mesmas tendem a desenvolver melhor os restantes.

Alguns estudiosos consideram o equilíbrio como sendo o sexto sentido, e afirmam que uma das principais estruturas relacionadas a ele é o aparelho vestibular, localizado em nossos ouvidos.

texto: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/os-cinco-sentidos.htm por Mariana Araguaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário