Atividade com os cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar.
Objetivo: observar qual a percepção aos alunos na utilização dos sentidos em diferentes situações.
Atividade:
Instalação: sala escura com um trajeto delimitado em corredores, em cada parte do trajeto um sentido será estimulado.
Percurso: um grupo com cinco crianças, de 6 a 7 anos, realizam o percurso nos corredores com a ajuda de um monitor.
· Tato: chão em plástico bolha, teto com boás penduradas e paredes com isopor.
· Olfato: primeiro ambiente com essências de eucalipto e, segundo, com café.
· Audição: sons de instrumentos (flauta e guitarra, por exemplo)
· Visão: jogo de luzes coloridas.
· Paladar (ambiente iluminado): as crianças são vendadas e comem alimentos doces, salgados e azedos.
Após a atividade, reunimos os alunos e discutimos a percepção que tiveram em cada ambiente e que parte do corpo utilizaram para identificar o agente externo.
Devemos chamar a atenção para a importância de uma apresentação prévia sobre o assunto, preparada pelo professor. Deve-se informar o mecanismo de funcionamento de cada sentido, assim quando o aluno for submetido à atividade, ele poderá identificar o que está ocorrendo em seu corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário